Bursite é a inflamação de pequenas bolsas que servem de coxim protegendo os músculos e tendões do atrtito contra estruturas ósseas. Há o espessamento da parede de tecido sinovial que as revestem e aumento de volume de líquido que as preenchem. Há inúmeras bursas no aparelho locomotor, principalmente situadas nos ombros, quadris e joelhos.
1) Distúrbios biomecânicos (mais comum): aumento do atrito tecidual.
Condições predisponentes: movimentos repetidos, atividades viciosas, redução de massa muscular local, encurtamento tendíneo, aumento de peso corporal. Frequentemente é acompanhada por tendinopatia.
2) Doenças difusas do conjuntivo, infecções, doenças microcristalinas (gota, doença por deposição de pirofasfato de cálcio e hidroxiapatita), amiloidose, sarcoidose, distúrbios hemorrágicos.
A punção das bursas pode ser utilizada para aspiração de seu conteúdo de líquido sinovial aumetado, visando alívio de dor provocada por aumento de pressão ou para coleta do líquido para diagnóstico de bursites de causas menos comuns, além de injeção de medicamentos.
A infiltração de corticóide no interior da bursa é ótimo recurso terapêutico para controle da inflamação. Traz alívio rápido dos sintomas. Pode se indicada como primeiro tratamento ou em casos refratários.
Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.
Agendar