• Lúpus sem corticóide

Tratamento do Lúpus sem corticóide: possível?

Envie a um amigo

 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma enfermidade reumática autoimune crônica, que afeta especialmente mulheres jovens em idade fértil, e que se caracteriza por períodos de inflamação que podem afetar especialmente a pele, articulações, rins, sistema nervoso e células do sangue, entremeados por períodos de doença inativa ou pouco ativa. 

O dano aos diferentes órgãos é bastante variável para cada paciente, e pode ser determinado pela agressão inflamatória própria da doença, risco que aumenta com surtos repetidos, mas também pelo surgimento de outras complicações de saúde (hipertensão, diabetes, obesidade e outras) e mesmo ser determinado diretamente por medicamentos utilizados no tratamento.

Nesse sentido, estudos emblemáticos em população de pacientes portadores de LES trouxe informação de que parte de danos acumulados para os diferentes órgãos tem relação direta com uma medicação específica: o corticóide. O risco aumenta com doses progressivamente maiores. Para doses baixas, de até 6 mg ao dia de prednisona (180 mg/mês), o dano acumuado para os diferentes órgãos é muito pequeno ou inexistente (veja aqui).

Por outro lado, o corticóide tem várias características que o tornam extremamente importante no tratamento de pacientes com LES:

 

 

Sendo assim, o corticóide ainda é indispensável no arsenal terapêutico do LES, especialmente nos períodos de exacerbação da doença ou de lesão grave de órgão nobre. 

No entanto, o reumatologista moderno preza pelo uso consciencioso da medicação, buscando utilizá-la na menor dose necessária e pelo menor período de tempo possível. 

Dessa forma, após controle adequado das exacerbações, um tratamento de manutenção livre de corticóide deve ser meta para todos os pacientes portadores de LES. Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas:

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti 

 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas