• Reumatismo doença renal crônica

Transtornos osteoarticulares e doença renal crônica

Envie a um amigo

  

Pacientes portadores de doença renal crônica ou em tratamento de diálise são sujeitos a apresentarem transtornos osteoarticulares.

A redução do funcionamento dos rins ou a substituição não perfeita de sua função através da diálise afetam o metabolismo ósseo, o equilíbrio dos minerais constituintes do tecido ósseo e a excreção de substâncias nocivas ao organismo. 

Os principais problemas são:

 

  1. Síndrome do túnel do carpo: formigamentos e dor em região de mãos e punhos.
  2. Dor articular: especialmente em ombros, que pioram em posição deitada e durante a diálise.
  3. Espondilopatia destrutiva: ocorre lesão dos discos intervertebrais e ligamentos da coluna, especialmente da cervical, provocando dor e compressão de nervos. 
  4. Dedo em gatilho e roturas espontâneas de tendões.

 

  1. Na gota, provocada por cristais de ácido úrico, geralmente ocorre em dedos dos pés, tornozelos e joelhos, normalmente quando paciente ainda não está necessitando de diálise.
  2. A pseudogota e doença por hidroxiapatita, envolvem cristais e cálcio, e normalmente ocorre pacientes já em diálise. Crises em dedos dos pés e joelhos são mais comuns para a primeira situação, enquanto para a segunda, tendões e bursas de ombros e cotovelos são característicos. 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas