• sarcopenia: a epidemia negligenciada

Sarcopenia: “epidemia” negligenciada

Envie a um amigo

 

Sarcopenia é a redução da massa e da força muscular, levando a prejuízo funcional musculoesquelético. Quem pensa que se trata de assunto de jovens vaidosos e "malhados", errou muito. Como nunca antes, músculo adquirido de forma saudável é atualmente visto como um termômetro de saúde, e é na vida madura e na velhice que mais precisamos dele.

Diferente da redução da massa óssea, a conhecida osteoporose, a sarcopenia não recebe a mesma atenção da medicina clássica e é, quase sempre, desconhecida da população geral. E isso é espantoso, especialmente por sua alta frequência.  

Estima-se que aproximadamente 25% das pessoas acima dos 60 anos tenham sarcopenia, aumentando para 60% para aqueles acima dos 80 anos de idade.

A perda de massa muscular acontece invariavelmente com o envelhecimento, iniciando-se a partir dos 40 anos de idade, e de forma acelerada após os 65 anos. No entanto, diversos fatores impactam diretamente a saúde dos músculos, podendo acentuar a sarcopenia. O conhecimento do assunto é muito importante para executar o plano pessoal de prevenção.

A sarcopenia é um bom indicador de prejuízo de saúde e de qualidade de vida. Além disso, é preditora independente de menor longevidade e de aumento de mortalidade. A perda de massa muscular pode trazer como principais consequências:

 

Prevenção é a melhor solução 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

‼️

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas