Pacientes adultos com perdas dentárias precoces, muitas vezes acompanhada de reabsorção do osso alveolar (“área óssea de encaixe do dente”), são frequentemente encaminhados para avaliação reumatológica.
A causa mais comum, sem dúvida alguma, é doença própria e restrita da boca, de nome periodontite. Trata-se da infecção da gengiva e de tecidos nomes adjacentes do dente, muitas vezes com a formação da chamada placa bacteriana.
No entanto, doenças mais amplas e sistêmicas podem estar por trás do problema.
Enfermidades sistêmicas podem contribuir com perda dentária ao alterar qualidade óssea ou reduzir resposta imunológica contra infecções e facilitar o aparecimento da periodontite. A Síndrome de Sjögren, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide são exemplos de facilitadores de periodontite.
Ao se considerar indivíduos mais velhos, osteoporose e doenças inflamatórias reumáticas são as principais hipóteses:
Para indivíduos adultos mais jovens, o desafio diagnóstico é ainda maior. Nessa população, doenças menos conhecidas podem ser a origem da perda dentária precoce. São possibilidades:
Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.
Agendar