• fibromialgia ou espondiloatrite
  • fibromialgia ou espondiloatrite

Fibromialgia ou Espondiloartrite: dilema clínico

Envie a um amigo

 

A Fibromialgia é o protótipo de enfermidade de dor crônica de origem disfuncional, que em palavras simples, significa que é decorrente de defeitos químicos nas vias que levam e modulam os estímulos sensitivos na medula e cérebro.

Nesta enfermidade não há lesão no aparelho locomotor ou inflamação, embora a dor seja percebida em áreas nas vizinhanças das articulações. É obrigatoriamente difusa, acima e abaixo da cintura, de uma lado e outro do corpo. É freqüente a existência de áreas de dor mais acentuada, especialmente na nuca, ombros e ao longo da coluna. Áreas próximas aos cotovelos, quadris, glúteos também são comumente citadas como dolorosas.

O paciente com Fibromialgia tem uma constelação de outros sintomas, sendo os mais freqüentes o sono não reparador, fadiga durante o dia e dificuldade de memória. É alta a prevalência de dois grupos de transtornos associados à fibromialgia: transtornos psiquiátricos (depressão, ansiedade, bipolaridade) ou doenças reumáticas inflamatórias autoimunes (artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico, entre outras).

A Espondiloartrite é um diagnóstico sindrômico, que agrupa algumas doenças reumáticas inflamatórias específicas, que apresentam aspectos comuns, sendo a principal representante a Espondilite Anquilosante. Tais enfermidades são caracterizadas por produzirem uma lesão básica chamada de entesite, que é a inflamação da inserção de tecidos moles, como tendões, ligamentos e fibrocartilagem no osso.

Os pacientes com Espondiloartrites podem apresentar entesites próximas às articulações em várias áreas corporais, além de frequentemente terem inflamação da coluna e da sua articulação com a bacia, chamada de articulações sacroilíacas. 

 

A problemática envolvendo a Fibromialgia e as Espondiloartrites tem relação com os seguintes aspectos:

 

 

Os pontos de similaridades clínicas entre as enfermidades Fibroamialgia e Espondiloartrites são:

 

entesite e tender points

 

As dicas principais que fortalecem o diagnóstico de Fibromialgia são:

 

 

Por outro lado, os dados que fortalecem um diagnóstico de Espondiloartrite são:

 

 

A avaliação por médico reumatologista experiente, com atenção em particularidades dos sintomas, auxílio de exames laboratoriais de sangue e conhecimento específico em exames de imagem, são fundamentais para uma adequada elucidação desse dilema clínico.

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas