• artrose coluna
  • artrose coluna
  • artrose coluna
  • artrose coluna

Espondiloartrose (artrose da coluna)

Envie a um amigo

 

 

O que é espondiloartrose?

 

A artrose é uma enfermidade bastante freqüente, especialmente com o envelhecimento, podendo acometer articulações periféricas, como joelhos, quadris, e mãos, mas também as articulações da coluna vertebral.

Espondiloartrose ou espondilodiscoartrose é o termo utilizado para se referir à artrose da coluna vertebral. A região lombar e cervical são as áreas comumente afetadas pela espondiloartrose, que leva a danos em dois tipos de articulações  da coluna:

 

 

 

 

Quem afeta:

 

De acordo com um estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH), aproximadamente 60% das pessoas com mais de 40 anos têm alguma grau de artrose na coluna lombar, embora nem sempre cause dor.

Os principais fatores de risco são:

 

 

Que alterações provoca na coluna:

 

A chamada coluna degenerativa se refere a dois processos diferentes:

 

Discopatia degenerativa: 

 

O disco intervertebral é constituído por uma porção externa de nome ânulo fibroso e um centro gelatinoso de nome núcleo pulposo. A degeneração do disco intervertebral é processo que ocorre progressivamente na artrose de coluna, modificando os tecidos das seguintes formas: 

 

 

Osteoartrite facetária:

 

Degeneração da cartilagem hialina das articulações facetárias e formação de esporões ósseos proeminentes.

             

 

Quais os sintomas:

 

 

Complicações:

 

 

Diagnóstico: 

 

É feito pela somação dos sintomas clínicos, faixa etária do paciente e exames de imagem. Os desafios são a alta frequência de alterações radiológicas de artrose de coluna em indivíduos assintomáticos e a devida correlação de sintomas existentes com as diferentes lesões estruturais. Pode-se recorrer a testes minimamente invasivos, com injeções de anestésicos e anti-inflamatórios nas articulações facetárias, buscando-se alívio de dor e diagnóstico da estrutura originária do sintoma.

 

Tratamento:

 

A osteoartrite da coluna é uma doença degenerativa. Não pode ser revertida, mas o tratamento pode retardar sua progressão, ajudar a controlar a dor e restaurar algumas ou todas as funções normais. Existe uma ampla gama de opções de tratamentos. Os pacientes podem responder a uma ou a uma combinação de tratamentos por um tempo e, em seguida, descobrir que precisam tentar outra estratégia. 

 

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas