A dor nas articulações das mãos é uma queixa comum no consultório de reumatologia. Uma das possibilidades é de que seja causada por inflamação das articulações, a chamada artrite.
Artrite é manifestação comum de inúmeras enfermidades diferentes, não é uma doença específica. Ocorre quando há inflamação do tecido intra-articular, especialmente da membrana que reveste as articulações mais móveis, a chamada membrana sinovial (veja na imagem abaixo).
Os sintomas que definem a existência de uma artrite são dor e rigidez ao mobilizar as articulações. A presença de inflamação de alto ou baixo grau, separa os pacientes portadores de artrites em dois grandes grupos: as ARTRITES INFLAMATÓRIAS (ou simplesmente ARTRITE) e as ARTRITES DE INFLAMAÇÃO DE BAIXO GRAU (ou simplesmente ARTROSE).
Mas, como reconhecer se paciente portador de dor nas mãos sofre de ARTRITE OU ARTROSE?
A artrite envolve inflamação de alto grau da membrana sinovial. A membrana sinovial é o tecido mais precocemente acometido nas artrites, a chamada sinovite, porém pode evoluir com lesões erosivas relativamente rápidas de osso e cartilagem. As artrites, em geral, têm potencial de ocasionar deformidades articulares significativas e precoces se não adequadamente tratadas. O dois elementos principais de reconhecimento de uma artrite são:
Outros sinais e sintomas que estão presentes nas artrites variam em freqüência, sendo os principais:
É importante ficar claro que artrite é um sinal comum a várias enfermidades, e que necessitam receber diagnóstico específico. A doença reumática mais emblemática e freqüente que causa artrite nas mãos é a Artrite Reumatóide. Veja características distintivas de enfermidades reumáticas que mais comumente provocam artrite nas mãos:
O diagnóstico específico das enfermidades que causam artrite é feito baseado em características clínicas, exames de sangue e de imagem.
A artrose envolve inflamação de baixo grau da membrana sinovial. A cartilagem e o osso subcondral (osso situado abaixo da cartilagem) são os tecidos mais acometidos pelo processo da artrose, resultando em afilamento progressivo da cartilagem e aumento de formação óssea de esporões de nome osteófitos. A inflamação da membrana sinovial é leve nas fases iniciais, porém contribui diretamente com a progressão dos danos. A evolução da artrose costuma ser lenta. As deformidades articulares podem ocorrer, especialmente leves desalinhamentos, porém normalmente não são pronunciadas e ocorrem mais tardiamente. O dois elementos principais de reconhecimento de uma artrose são:
Outras dicas importantes para indicar que uma dor articular nas mãos seja decorrente de artrose são:
A artrose é uma doença específica. O diagnóstico da artrose de mãos é feito com bases clínicas, com história e exame físico realizados por médico especialista. Eventualmente podem ser necessários exames de sangue para afastar outras causas de artrite. Exames de imagem tem utilidade principal em avaliar o grau de comprometimento articular na artrose, ou mais raramente, excluir artrites em pacientes para os quais não se percebeu a inflamação proeminente da membrana sinovial ao exame físico.
Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.
Agendar