• Derrame joelho

Derrame articular no joelho: o que pode ser?

Envie a um amigo

 

Diferentes fatores de agressão podem provocar uma resposta semelhante de inflamação do tecido sinovial (sinovite) que reveste as articulações, em maior ou menor grau. Uma das consequências mais perceptíveis pelo leigo é um aumento na produção do líquido sinovial, que ocasiona um aumento de volume da articulação às custas de derrame articular, a popular "água no joelho".

Os demais sintomas são muito variáveis, a depender da intensidade e velocidade de instalação da inflamação do tecido sinovial, do volume de líquido produzido, da presença de lesões de outras estruturas intra-articulares (cartilagem, osso, meniscos, ligamentos) ou extra-articulares (ligamentos, tendões, bursas e músculos) e da presença de agente infeccioso ou processo tumoral dentro da articulação. 

Conheça as principais causas de derrame articular no joelho:

A abordagem diagnóstica de um joelho com derrame requer boa história clínica colhida pelo reumatologista, exame fisco minucioso, exames de sangue e de imagem (RX articular, US, TC ou RNM). Pode ser necessária punção articular com agulha para diagnóstico ou tratamento. 

Pacientes com derrame articular no joelho devem consular um reumatologista. É o especialista com perícia no aparelho locomotor e ampla formação clínica para fazer um diagnóstico mais específico de tantas situações possíveis. O tratamento pode ser bastante variável na dependência da causa. Quase sempre, "água no joelho" sinaliza para uma condição que se não devidamente tratada irá trazer danos progressivos para a saúde articular e do aparelho locomotor. 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti 

 

 

 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas