• silicone e doença autoimune

ASIA síndrome e implantes de silicone e materiais de preenchimento

Envie a um amigo



O grande aumento de procedimentos estéticos com implantes de silicone e injeções de biomaterias têm proporcionado o aparecimentos de complicações inflamatórias e autoimunes, não apenas locais, mais também envolvendo diversos órgãos e sistemas à distância.

Embora isso já tenha sido percebido desde 1964, foi em 2011 que tais manifestações receberam o nome de ASIA síndrome, ou síndrome autoimune induzida por adjuvante. Essas substâncias têm poder de estimular fortemente a resposta imunológica, e embora raro, podem trazer complicações leves ou mesmo graves.

Recentemente, foram publicados dados de banco internacional de registro de casos de ASIA, com 300 pacientes descritos desde 2016. Os sintomas mais freqüentes foram dor muscular, dor articular e fadiga crônica. Em 89% dos casos houve surgimento de alguma enfermidade autoimune definida, especialmente reumática, sendo a Doença Indiferenciada do Tecido Conjuntivo a mais comum, seguida de Lúpus Eritematoso Sistêmico. A Esclerose Múltipla, doença neurológica autoimune, também esteve entre as mais frequentes. Laboratorialmente, positividade do exame de FAN foi muito comum.

A retirada do material pode melhorar a enfermidade. Há predisposição genética, porém não totalmente conhecida, tornando imprevisível antecipar as pessoas que irão ter tais complicações.

Registro de casos ASIA pelo mundo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28741088

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas