A Artrite Reativa é uma enfermidade reumática que produz inflamação articular e de outros tecidos, em sequência a um processo infeccioso à distância. Também é conhecida como Artrite pós-infecciosa. O tempo entre a infecção e o surgimento dos sintomas musculoesqueléticos é, em média, de 1 a 4 semanas. Existem alguns agentes infecciosos associados ao desenvolvimento da enfermidade. A forma mais clássica segue infecção intestinal bacteriana diarréica ou urogenital pela bactéria, sexualmente transmissível, Clamydia Trachomatis. A maior parte dos casos ocorre em indivíduos geneticamente predispostos (HLA-B27) e para eles, são mais recorrentes. É mais frequente entre adultos jovens, entre 20 e 40 anos.
A artrite costuma provocar dor intensa e derrame articular (líquido aumentado nas articulações), mais comumente em joelhos ou tornozelos. Pode haver inflamação da inserção do tendão de Aquiles ou da fáscia plantar (entesites), e aumento difuso do volume dos dedos das mãos ou pés (dactilite ou "dedo em salsicha"). A coluna também pode ser acometida. Lesões de pele e conjuntivite ou uveíte também são possíveis.
A evolução pode ser de doença de surto único, mas metade dos pacientes pode ter recorrência ou mesmo ter doença crônica.
O tratamento é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, corticóide por via oral ou através de injeções intra-articulares, medicamentos sintéticos modificadores de doença ou nos casos mais refratários, medicações injetáveis chamadas de imunobiológicos anti-TNF. Nos poucos casos em que a infecção que foi "gatilho" persiste, pode ser necessário uso de antibióticos.
O resultado do tratamento costuma ser bom e dano grave às articulações é infrequente. Para os quadros recorrentes e crônicos pode haver maiores dificuldades.
Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.
Agendar