• artrites e aterosclerose

Risco cardiovascular e doenças reumáticas autoimunes

Pacientes portadores de doenças reumáticas autoimunes, com inflamação não devidamente controlada, apresentam maior risco de mortalidade cardiovascular se comparados à população geral. Isso é bem estabelecido na literatura médica para a Artrite Reumatóide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Psoriásica e Espondilite Anquilosante.

Os mecanismos envolvidos são aterosclerose acelerada (formação de placas de gordura nas artérias), maior carga de fatores de risco cardiovasculares tradicionais e uso de algumas medicações.

1. O processo de formação das placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos tem uma enorme semelhança com o que ocorre no tecido de revestimento da articulações (membrana sinovial) acometidas pelas artrites reumáticas autoimunes.

Dessa forma, não é surpresa que os pacientes portadores de artrites reumáticas autoimunes tenham maior risco de mortalidade de causa cardiovascular, em grande parte por apresentarem aterosclerose acelerada. São mais frequentemente acometidos por infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) que a população geral.

O assunto é tão palpitante e atual, que medicações utilizadas no controle de doenças inflamatórias reumáticas tem sido testados para o controle da aterosclerose.

2. Fatores de risco cardiovasculares clássicos:

A população portadora de doenças reumáticas autoimunes apresenta maior número de fatores de risco cardiovasculares tradicionais que a população geral. Alguns importantes estudos demonstram que esse seria o principal elemento no aumento da mortalidade cardiovascular.

3. Medicamentos:

Os medicamentos utilizados para o tratamento de doenças reumáticas autoimunes podem exercer efeito de piora do risco cardiovascular, mas também de proteção. Avaliação da tendência do risco cardiovascular na população em questão, demonstrou melhora nos indicadores de mortalidade cardiovascular a partir nos anos 2000, marco da introdução dos medicamentos imunobiológicos.