• olho vermelho: pode ser doença reumatica

Olho vermelho: pode ser doença reumática

O avermelhamento do olho é sinal inflamatório compartilhado por várias doenças, algumas próprias desse órgão, enquanto outras podem ter origem sistêmica, ou seja, oriundas de um processo de adoecimento mais amplo do organismo.

Existem tecidos oculares diferentes que podem ser comprometidos para produção de um aspecto de "olho vermelho". Pode ser bilateral ou unilateral. Outros sintomas oculares podem estar presentes. A definição segura do compartimento ocular afetado só pode ser feita através do exame oftalmológico, especialmente pela lâmpada de fenda. Veja no esquema a anatomia do olho:

olho e reumatismo

A causa mais comum é a conjuntivite infecciosa, quando há processo infeccioso da membrana superficial do olho, chamada conjuntiva. Os sintomas mais comuns são avermelhamento do olho, sensação de "corpo estranho" e olho úmido com lacrimejamento. Não há dor ocular e nem prejuízo visual significativo. Na grande maioria dos casos, o tratamento resolve a conjuntivite, sem complicações.

Pacientes com "olho vermelho" frequentemente são consultados por médicos clínicos em pronto atendimentos, que tendem a simplificar o raciocínio diagnóstico. Também, no conhecimento popular, há pouca informação de que um olho avermelhado pode ser muito além de uma conjuntivite.

Outras enfermidades frequentes que podem gerar confusão, de causa local ocular, são a conjuntivite alérgica e "corpo estranho" ocular.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que um "olho vermelho" pode ser de causa reumática. Pode-se destacar:

As lesões oculares das doenças reumáticas que provocam "olho vermelho" podem afetar severamente a visão, especialmente as esclerites e alguns tipos de uveítes e ceratites.

As duas mensagens sobre o assunto que devem ficar para a população são: