• imunobiológico artrite reumatóide

Imunobiológicos e Artrite Reumatóide

Os imunobiológicos são medicamentos produzidos por alta tecnologia biofarmacêutica, a partir de células vivas, sendo constituídos de proteínas complexas, com função de anticorpos ou receptores, capazes de interagir com processos imunológicos desajustados, como os que ocorrem em doenças autoimunes, sendo exemplo a Artrite Reumatóide.

Ao serem aplicados por via endovenosa ou subcutânea, agem como verdadeiros “bisturis medicamentosos”, direcionados de forma pontual e também escolhidos de forma específica para controle de determinada doença.

Mudaram o panorama de controle da Artrite Reumatóide, a partir dos anos 2000, especialmente os casos de doença mais grave.

Os principais ganhos foram:

• Maior controle de inflamação, inclusive possibilitando que mais pacientes alcançassem remissão da doença. Isso mudou, inclusive, o paradigma de tratamento.
  •  Proteção eficaz contra a progressão de danos erosivos às articulações e por conseqüência, menos pacientes com deformidades irreversíveis e incapacidade física.
  • Redução do risco de doença cardiovascular, aumentado em pacientes com Artrite Reumatóide não controlada (dados recentes aqui).

As principais indicações dos imunobiológicos na Artrite Reumatóide são:

• Doença não devidamente controlada com medicamentos tradicionais.
  • Doença grave, com dano ósseo no início do quadro, situação em que os imunobiológicos devem ser usados precocemente.

Os principais imunobiológicos utilizados no Brasil para a Artrite Reumatóide são:

• Infliximabe
  • Adalimumabe