• belimumabe e lúpus eritematoso sistêmico

Belimumabe e Lúpus Eritematoso Sistêmico

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma desordem reumática autoimune que pode afetar diversos órgãos e sistemas, especialmente pele, articulações, rins, células do sangue e sistema nervoso central.

O tratamento pode ser difícil para alguns pacientes, especialmente quando há insultos contra órgãos nobres, doença persistente ou recidivas frequentes, e até mesmo efeitos adversos de medicamentos tradicionais.

A terapia imunobiológica é uma estratégia que pode ser de grande valia para casos selecionados. O Belimumabe é um dos exemplos. É um medicamento de produção por biotecnologia, de infusão venosa mensal, tratando-se de um anticorpo humano capaz de se ligar ao Blys ou BAFF, bloqueando seus efeitos estimulatórios sobre uma célula de defesa de nome linfócito B.

O Belimumabe ao modular o estímulo e a maturação dos linfócitos B, que nos pacientes com LES são capazes de produzir doença, mostra-se importante no controle da doença.

As indicação do Belimumabe para portadores de LES são:

• Controle de manifestações inflamatórias da doença que não responderam completamente ao tratamento tradicional, especialmente doença de pele, articulações, células do sangue e fadiga.
  • Recidivas freqüentes da doença.
  • Pacientes que necessitam usar doses altas de corticóide para controlar a doença e que, por isso, estejam apresentando efeitos adversos.