• arterite de takayasu

Arterite de Takayasu: fundamental diagnóstico precoce

A Arterite de Takayasu (atenção: arterite e não artrite) é doença inflamatória reumática rara, que afeta pessoas jovens, cujo diagnóstico em fase inicial é um grande desafio, mas fundamental para se evitar lesões cardiocirculatórias irreversíveis e com potencial de abreviar a expectativa de vida.

A enfermidade é de causa autoimune e provoca inflamação da parede de grandes artérias no organismo, especialmente a aorta e vasos do pescoço e membros superiores.

Evolui com estreitamentos dos vasos afetados, prejudicando a circulação para órgãos e membros.

Quem afeta:

Sintomas iniciais são inespecíficos e estão relacionados à inflamação de origem indeterminada:

Sintomas tardios:

Complicações:

Para um diagnóstico precoce é necessário que o médico conheça e considere essa enfermidade, especialmente em JOVENS MULHERES COM FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA.

Na fase inicial, como não há sintomas específicos de localização de doença, exame de alta tecnologia, chamado PET-SCAN (foto do artigo), pode trazer alta suspeita da ARTERITE DE TAKAYASU ao demonstrar inflamação na parede de grandes artérias. Em conjunto com outras características clínicas e excluindo-se outras possibilidades, o diagnóstico pode ser feito precocemente.