Síndrome miofascial

É uma causa muito comum de dor muscular regional, localizada, caracterizada pela presença de nódulo palpável de contratura do músculo, de nome ponto gatilho, que quando estimulado por pressão pontual  causa uma dor irradiada à distância, reproduzindo os sintomas relatados pelo paciente.

Ocorre em ambos os sexos e é mais comumente observada em atletas e nas pessoas acima dos 30 anos de idade.

A síndrome tende a piorar ou aparecer com esforço físico. No entanto, ela pode ocorrer mesmo ao repouso, quando não for tratada precocemente.

Geralmente ocorre pelo estresse excessivo sobre os músculos, provocado por movimentos repetitivos, postura inadequada, alterações anatômicas congênitas ou adquiridas do aparelho locomor (escoliose, cifose, encurtamento de membros inferiores), traumas e distensão muscular.  São importantes fatores predisponentes o descondicionamento físico e o estresse emocional.

Pode surgir em associação com outras enfermidades, sendo as principais a Fibromialgia, Depressão, Diabetes, Doenças da Tireóide, Anemia e Doenças Neurológicas.

O diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico realizado por médico especializado em medicina do aparelho locomotor. Exames de laboratório podem ser solicitados com objetivo de afastar outras doenças concomitantes. Exames de imagem podem ajudar na detecção de alterações anatômicas do aparelho locomor de predisposição. Importante ressaltar que nenhum exame consegue detectar anormalidades no músculo, sejam exames de imagem e mesmo de biópsia do tecido.

As principais áreas de envolvimento da Síndrome Miofascial podem ser visualizadas na figura, abaixo:

O tratamento é baseado na identificação de fator causal e sua correção, em medidas físicas, procedimentos pouco invasivos e uso de medicamentos.

Sobre as medidas físicas, tem papel fundamental a fisioterapia, com objetivo maior de alongamento, restabelecimento de movimentos harmônicos e fortalecimento muscular. Outros medidas podem ajudar para alguns pacientes, como acupuntura.

Procedimentos intervencionistas podem ser usados para reduzir dor, espasmo muscular e permitir a realização de atividades físicas. Destacam-se o agulhamento seco, ou com anestésicos locais, para inativar os pontos gatilhos, e para algumas situações específicas, na aplicação de toxina botulínica (BOTOX).

Os medicamentos orais frequentemente são utilizados, destacando-se os analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos e anticonvulsivantes.

Para pacientes selecionados, psicoterapia e atividades de relaxamento podem ajudar.