• síndrome antifosfolipídica dicas

Síndrome antifosfolipídica ou Trombofilia autoimune: dicas

A Síndrome Antifosfolipídica é uma doença reumática autoimune que resulta em trombose vascular ou complicações gestacionais. O tratamento envolve o uso de anticoagulantes orais ou injeções de anticoagulantes durante a gestação.

SAF GESTACIONAL

Resulta especialmente em abortamentos ou óbito fetal em fase tardia da gestação.

• Após resolvida a gestação, seja com sucesso ou através de complicações, a paciente deve manter acompanhamento com reumatologista.
  • Há chance de recorrência de complicações nas próximas gestações se não tomadas medidas de tratamento logo após descoberta a gravidez.

SAF NÃO GESTACIONAL

Resulta mais comumente em trombose em veias da panturrilha ou artérias cerebrais (AVC ou “derrame”).

• Há alto risco de recorrências, portanto é necessário uso de anticoagulante oral por toda a vida.
  • Parada abrupta do anticoagulante, infecções ou trauma cirúrgico podem agravar rapidamente a enfermidade, podendo resultar em formação de trombos (coágulos) múltiplos pelo corpo (chamada SAF catastrófica).
  • Jamais suspenda anticoagulante sem conhecimento do reumatologista.
  • Infecções devem ser prontamente tratadas.
  • Para realização de procedimentos cirúrgicos é necessária substituição do tipo de terapia anticoagulante.
  • Há interação do anticoagulante com vários tipos de medicamentos, portanto na tome remédio sem conhecimento do reumatologista.
  • Vegetais reduzem o efeito do anticoagulante, portanto a dose do medicamento deve ser ajustada a uma ingesta diária desses alimentos em mesma quantidade.
  • Não é permitida troca do tipo de anticoagulante sem conhecimento do reumatologista, pois vários deles não tem boa eficácia na proteção da Síndrome Antifosfolipídica.