Prevenção da Artrite Reumatóide

Possivelmente, se você não é reumatologista, nunca deve ter ouvido falar sobre prevenção de doença autoimune, como a Artrite Reumatóide. Sim! Estudos tem apontado que o controle de fatores modificáveis de hábitos e estilo de vida pode prevenir o surgimento de Artrite Reumatóide em população de risco.

A Artrite Reumatóide tem uma fase pré-clínica, quando não há sintomas e os defeitos imunológicos podem ser detectados laboratorialmente. Seria uma fase de doença "apenas no sangue". Na sequência, as células imunológicas inflamatórias invadem o ambiente articular, provocando sintomas frustros de artralgia (dor articular), período chamado de iminência clínica. É possível que nesta fase, alguns exames, como o Ultrassom Articular com Doppler ou Ressonância Nuclear Magnética, possam captar alterações inflamatórias incipientes. Somente então, com progressão da inflamação articular ao longo do tempo, teríamos a fase clínica de artrite, com sintomas mais definidos e inflamação articular perceptível ao examinador médico.

O interesse na pesquisa em relação a essa fase, chamada pré-clínica, tem aumentado recentemente. Isso melhora o entendimento sobre os fatores causais, os gatilhos de início do insulto contra o próprio organismo, tecidos inicialmente acometidos e mecanismos iniciais de lesão imunológica.

A fase pré-clinica pode ser identificada através da positividade de anticorpos deletérios (autoanticorpos) relacionados à Artrite Reumatóide no sangue de pacientes, antes do surgimento de qualquer sintoma ou de sinais laboratoriais de inflamação. Anticorpos anti-CCP e Fator Reumatóide podem ser detectados no sangue de pacientes, em média, 5 anos antes do início dos sintomas de Artrite Reumatóide. Somado a essa informação, estudos demonstram que indivíduos com dor articular inespecífica e positividade desses autoanticorpos, tem risco de desenvolvimento de Artrite Reumatóide em 40 a 70% dos casos dentro de 4 anos.

Isso posto, os estudos existentes sobre prevenção primária são relacionados aos pacientes nessa fase pré-clinica (revisão na íntegra aqui). Ou seja, é a verdadeira prevenção!

A Artrite Reumatóide é causada pela interação de um sistema imune predisposto geneticamente com fatores ambientais.

Embora ainda não totalmente claro, a interrupção do tabagismo e a perda de peso nos indivíduos obesos, tem mostrado redução do desenvolvimento da Artrite Reumatóide nessa população de risco. Essa recomendação pode ser feita atualmente por também garantir outros benefícios, esses já bem estabelecidos. O fumo e a obesidade pioram a resposta ao tratamento da Artrite Reumatóide e aumentam ainda mais o risco (já maior) de doença cardiovascular nos portadores dessa enfermidade.

Outras intervenções em estudo podem ter um bom potencial de auxílio preventivo. O cuidado com a higiene da boca e tratamento da doença periodontal é um deles. A manutenção do equilíbrio do microbioma intestinal (flora intestinal) também parece promissor.

Do ponto de vista prático, essas informações sobre prevenção podem ser muito utéis para os indivíduos que possuam parentes com Artrite Reumatóide. Como o risco de doença é maior para esta população, identificar pacientes em fase pré-clinica e adotar medidas preventivas para reduzir o desenvolvimento da doença, parece bastante razoável.