• osteoartrite e os tempos modernos

Artrose (osteoartrite) e os tempos modernos

Envie a um amigo

 

A artrose (osteoartrite) é a doença reumática mais comum. Trata-se de um processo complexo de desequilíbrio no metabolismo da cartilagem articular e do osso que por ela é revestido. Resulta em perda de qualidade e volume da cartilagem, alterações ósseas reativas, inflamação articular de baixo grau e um prejuízo global de todos os tecidos que compõem a articulação. É causa muito comum de incapacidade. Os principais fatores de causa são: envelhecimento, genética, obesidade, atividades que promovam danos acumulados, desalinhamentos e lesões agudas da articulação. É preocupante a situação atual e as expectativas em relação ao futuro sobre o número de pessoas acometidos pela osteoartrite. Vejamos como a modernidade influencia nessa doença:

  • Envelhecimento populacional: a artrose (osteoartrite) tem forte ligação com o envelhecimento celular, levando a uma insuficiência / incapacidade condrocitária (célula da cartilagem) em manter um metabolismo saudável. Dois terços dos casos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos. O aumento da expectativa de vida da população automaticamente também aumenta o números de pacientes com artrose (osteoartrite).
  • Obesidade: o aumento do peso corporal tem efeito direto em prejudicar o metabolismo da cartilagem. No entanto, atualmente a osteoartrite é vista no contexto de mais um componente da chamada síndrome metabólica, que envolve obesidade, hipertensão arterial, aumento dos níveis de gorgura sanguínea e diabetes. O tecido gorduroso é capaz de produzir substâncias chamadas de citocinas ou adipocinas que promovem uma inflamação de baixo grau no organismo, que desequilibra o funcionamento saudável das células da cartilagem. E é alarmante o aumento da obesidade na população mundial.
  • Sedentarismo: a falta de exercícios prejudica muito a articulação. O bom funcionamento das estruturas das articulações necessita de preservação da mobilidade. O sedentarismo é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da sarcopenia. Embora o termo não seja muito conhecido para a população geral, a sarcopenia trata-se da redução da força e da massa muscular. Músculos fracos não são capazes de dividir carga com a articulação, sobrecarregando-as. Vivemos uma epidemia de sarcopenia na população geral. É inevitável com o envelhecimento da população, mas deve ser previnida ou minimizada através de uma serie de bons hábitos.
  • Uso de smartphones e outros dispositivos: a artrose (osteoartrite) da raiz do polegar, a chamada rizartrose, é mais comum em pessoas de tem atividades manuais de hipermobilidade do polegar. Quando olho para as pessoas digitando nos seus smartphones, com muita frequência e com alta exigência de movimentos contidos e finos, não deixo de pensar sobre o futuro de sua articulação. Embora esse último assunto ainda deva ser observado com o passar dos tempos, é esperado que tenhamos muito mais casos de rizartrose de polegar.

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas