• lúpus e autoanticorpos

Lúpus Eritematoso Sistêmico: o que os autoanticorpos podem prever

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença reumática autoimune com múltiplas e complexas desregulações imunológicas.

Como protótipo de doença autoimune, se caracteriza pela presença de células imunológicas autorreativas, autoanticorpos e defeitos na resposta supressora da inflamação.

Os linfócitos B são tipo de célula branca do sistema imune que produzem proteínas chamadas de anticorpos, que na população sadia defendem o organismo de infecções e do surgimento de tumores.

Pacientes portadores de LES apresentam linfócitos B capazes de produzir autoanticorpos, ou seja, dirigidos contra o próprio  organismo. São centenas de autoanticorpos diferentes, inclusive contra o próprio DNA de todas as células.

Esses autoanticorpos de pacientes lúpicos são direcionados especialmente contra estruturas do interior das células, como contra o material genético e maquinaria de síntese protéica. Podem interferir com processos celulares específicos e direcionar o tipo de evolução que terá a doença.

Os autoanticorpos podem ser pesquisados em exames de sangue, são de auxílio ao diagnóstico do LES, e se correlacionam com sintomas e lesões atuais e futuras. Conheça: