• fator reumatóide

Fator reumatóide positivo: um guia prático

Envie a um amigo

 

O  chamado fator reumatóide é exame de sangue utilizado para auxiliar no diagnóstico de enfermidades reumáticas autoimunes, especialmente a Artrite Reumatóide. 

Trata-se de um autoanticorpo, ou seja, um anticorpo contra alvo do próprio organismo. No caso do fator reumatóide, é um anticorpo contra outro anticorpo, de nome IgG. 

Ocorre em condições patológicas bastantes variadas, tornando o exame pouco específico. Entre as possibilidades estão doenças reumáticas autoimunes, doenças inflamatórias crônicas variadas (cirrose hepática, fibrose pulmonar), infecções crônicas e até câncer. 

Por outro lado, pode ser positivo em pessoas sadias acima de 60 anos de idade, embora em apenas 25 % desses indivíduos e em baixos títulos (baixa concentração). 

Dessa forma, costuma ser sinal de problema na grande maioria dos casos, mas não é específico para indicar o tipo de doença. 

Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista. 

O fator reumatóide normalmente é solicitado na suspeita dessas três últimas condições, e pricipalmente para pacientes com queixa de dor articular de risco para Artrite Reumatóide. 

No entanto, mesmo para pacientes suspeitos de serem portadores de Artrite Reumatóide, o exame tem suas limitações. 

Na fase inicial da Artrite Reumatóide, que se refere até 1 ano de sintomas dolorosos articulares, o exame do fator reumatóide pode ser positivo em apenas 50 % dos pacientes. Porém, com doença de maior duração, essa positividade sobe para até 70-80% dos casos. 

Isso significa que até 20 a 30% dos pacientes com longo período de doença,  podem ter Artrite Reumatóide mesmo com o exame de fator reumatóide negativo. 

Em resumo, o exame é valioso para o reconhecimento de algumas condições reumáticas, especialmente a Artrite Reumatóide, porém deve ser interpretado como mais uma “peça” na construção do raciocínio diagnóstico do reumatologista.

 

 

 

 

Dr Leandro Tavares Finotti

 

 

Solicite seu Pré Agendamento

Nos envie um email com seu interesse em se consultar com Dr Leandro Finotti, que entraremos em contato para maiores explicações e confirmação do agendamento.

Agendar
Assine Nossa Newsletter

Cadastre-se e receba informações sobre a enfermidades reumáticas