• medicamento osteoporose

As 8 medicações para Osteoporose

A osteoporose é doença assintomática, decorrente de desequilíbrio metabólico na renovação do tecido ósseo, sempre no sentido de resultar em um osso frágil, sujeito a fraturas de baixo impacto. O osso osteoporótico tem menor massa e também prejuízo no seu trabeculado característico.

O metabolismo ósseo chamado de remodelamento é um processo contínuo, em que osso tem de ser reabsorvido para dar lugar à formação de tecido novo. Esse processo é acoplado, de reabsorção-formação. A osteoporose da pós-menopausa é caracterizada por alta reabsorção óssea, enquanto que na forma senil predomina um déficit na formação.

As medicações ativas na osteoporose reduzem a reabsorção ou incrementam a formação óssea. São eficazes em reduzir o risco de fraturas, sendo esse o objetivo principal do tratamento. Conheça as opções disponíveis:

Bisfosfonatos:

(Alendronato, Risedronato, Ibandronato e Ácido Zoledrônico)

Se ligam fortemente ao tecido ósseo e inibem a ação enzimática dos osteoclastos, células responsáveis pela reabsorção óssea. Tem efeito residual no osso por vários anos.

Oral: Alendronato, Risedronato e Ibandronato, de tomada uma vez por semana ou mensal, em jejum, com um copo cheio de água, devendo aguardar ao menos 30 minutos para se alimentar ou deitar-se.

Endovenoso: Ácido Zoledrônico, com infusão anual.

Os bisfosfonatos devem ser usados junto com cálcio e vitamina D.

Os bisfosfonatos reduzem o risco de fratura vertebral em 40-70%, e de quadril em 40-50%.

O Ácido zoledrônico é o mais potente da classe dos bisfosfonatos, reduzindo o risco de fraturas vertebrais em 70% e fraturas de quadril em 40% após 3 anos de tratamento.

O Ibandronato não tem evidências adequadas de redução do risco de fratura de quadril.

Especialmente gastrointestinais, como esofagite erosiva, devendo ser evitado em pacientes com complicações digestivas. O Acido Zoledrônico é livre desse feito.

Sintomas semelhantes a um resfriado podem ocasionalmente ocorrer, especialmente com o Ácido Zoledrônico.

Há dúvidas se os bisfosfonatos poderiam aumentar o risco de uma arritmia cardíaca chamada de fibrilação atrial.

O uso prolongado acima de 5 anos deve ser avaliado, já que podem surgir efeitos colaterais como osteonecrose de mandíbula (especialmente em pacientes com câncer, em uso do Ácido Zoledrônico e com doença dentária pregressa) e fraturas atípicas.

Indicados para osteopenia e osteoporose em mulheres na pós menopausa, osteoporose induzida pelo uso de corticóide e osteoporose em homens. Também para tratamento da Doença de Paget.

O Ácido Zoledrônico é indicado para tratamento de osteoporose em pacientes com alto e muito alto risco de fraturas.

Denosumabe

É um imunobiológico de estrutura de anticorpo monoclonal humano que bloqueia o RANK-L, que é substância com função de formar, diferenciar e ativar uma célula de reabsorção óssea de nome osteoclasto. Ou seja, é um antirebsortivo, com rápido início de ação.

De administração através de injeções subcutâneas de repetição a cada 6 meses.

Reduz risco de fraturas vertebrais em até 68% e de quadril em 40% após 3 anos de uso, com eficácia semelhante ao do Ácido Zoledrônico. Tem diferencial de manter o ganho de massa óssea mesmo após uso mais prolongado. Apresenta evidência de reduzir a porosidade do osso cortical.

Raros casos de celulite. Após sua interrupção há perda do ganho ósseo, sendo necessário manter outra medicação.

Indicada para osteoporose em mulheres na pós menopausa, especialmente para aquelas com alto e muito alto risco de fraturas.

Também aprovada para osteoporose induzida pelo uso de corticóide e osteoporose em homens.

É o único medicamento que pode ser utilizado em pacientes com insuficiência renal avançada.

Raloxifeno

Estimulador de receptores de estrogênio no tecido ósseo, que é um bloqueador da reabsorção.

De tomada por via oral diária. Além de tratar a osteoporose, protege mulheres de alto risco contra o câncer de mama.

Reduz o risco de fraturas vertebrais em 30 a 50%. Não protege contra fraturas de quadril.

Aumenta o risco de tromboembolismo e sintomas de fogacho da menopausa.

Osteoporose em mulheres pós menopausa, idealmente com menos de 65 anos, e que possuam menor risco de fratura de quadril. Se houver histórico familiar de câncer de mama somado ao perfil já relatado, há uma indicação perfeita.

Teriparatida

Medicação sintética análoga ao paratormômio, que aumenta a formação do tecido ósseo, com grande ganho de massa. Aumenta a espessura do osso cortical, e também o número e a espessura das trabéculas ósseas.

Aplicação subcutânea diária por até 2 anos.

Reduz o risco de fraturas vertebrais em torno de 65% após 1 ano e meio de tratamento. A proteção contra fraturas de quadril não foi devidamente avaliada

Náuseas, cefaléia e aumento do cálcio no sangue. Após sua interrupção há perda do ganho ósseo, sendo necessário manter outra medicação.

Indicada para osteoporose em mulheres na pós-menopausa, especialmente para pacientes com muito alto risco de fraturas ou com múltiplas fraturas.

Romososumabe:

É um imunobiológico com mecanismo de ação bastante particular, sendo o único capaz de aumentar a formação e também reduzir a reabsorção ósseas.

O ganho de massa óssea é bastante rápido e acentuado, para vértebras e quadril, tanto de osso cortical quanto trabecular, e já em 1 ano supera aqueles resultantes do uso da teriparatida.

Utilizado através de 2 injeções mensais subcutâneas por 1 ano.

Reduz o risco de fraturas vertebrais em 73% após 1 ano de tratamento. Também protege contra fraturas de quadril.

Deve ser evitado em pacientes com alto risco cardiovascular e contra-indicado em que já tenha tido infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral no último ano.