• Artrite reumatoide e boca

Artrite Reumatóide: cuide da saúde bucal

A boca abriga boa parte do microbioma do nosso organismo, que são bactérias e outros microorganismos que vivem em harmonia com nosssas células, e executam funções vitais, como regulação metabólica, de absorção de nutrientes, endócrina, imune, neuropsíquica, entre outras. Esses microorganismos também competem e nos protegem de outros agentes mais invasivos e com maior potencial de causar doenças.

Cuidados higiênicos adequados da boca, alimentação saudável e boas práticas comportamentais, são importantes para manter essa microbiota "do bem" e eliminar precocemente bactérias e outros agentes que provocam patologia bucal.

Uma bactéria causadora de doença periodontal e placa bacteriana, chamada Porphyromonas gingivalis, tem recebido atenção especial da comunidade científica como importante fator ambiental desencadeador de Artrite Reumatóide em pacientes geneticamente predispostos.

A Porphyromonas gingivalis possue uma enzima (peptidilarginina deiminase - PAD) capaz de produzir mudanças de aminoácidos constituintes das nossas proteínas da mucosa da boca, processo conhecido por citrulinação.

Se o indivíduo for portador de uma combinação de genes chamado de epítopo compartilhado, tais proteínas citrulinadas estimularão fortemente uma resposta de autoimunidade, desencadeando o surgimento e perpetuando a Artrite Reumatóide.

Dessa forma, se você tem Artrite Reumatóide ou possue familiar portador dessa enfermidade, é mandatário cuidar da saúde bucal. Além de reduzir o risco do desenvolvimento da enfermidade, estudos tem demonstrado que o tratamento periodontal em pacientes portadores da Artrite Reumatóide pode reduzir a atividade inflamatória e melhorar a doença (veja aqui). Procure um dentista! Orientações de higiene (e atente-se que uso diário de enxaguante bucal prejudica o microbioma "do bem"), evitar excesso de doces, café, tabaco, assim como o tratamento precoce de doença periodontal e remoção de placas de tártaro estão entre as medidas principais.