• acidente vascular encefálico provocado por enfermidades reumáticas

Acidente vascular encefálico (AVE) de causa reumática

O acidente vascular encefálico é condição de lesão aguda do tecido neurológico por processo de adoecimento originário dos vasos sanguíneos. Com base no mecanismo do insulto, são classificados em acidente vascular isquêmico ou hemorrágico.

O acidente vascular isquêmico ocorre por obstrução aguda do vaso sanguíneo, enquanto o hemorrágico ocorre por rotura dos vasos, com conseqüente estravassamento de sangue (“derrame”). Nos dois tipos, uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida.

Em um primeiro momento, no atendimento de emergência, o tratamento pode ser instituído com base na separação entre os mecanismos de insulto. No entanto, o melhor controle de doença e prevenção dos novos episódios deve ser baseado na identificação de causa.

O acidente vascular encefálico isquêmico tem como causa mais comum a aterotrombose, que é a formação de placa de gordura nos vasos sanguíneos, facilitando a formação de um coágulo oclusivo.  Já o hemorrágico é mais frequentemente provocado por aumento abrupto da pressão arterial ou rotura de uma dilatação vascular chamada de aneurisma. No entanto, para ambos, há diversas outras causas, inclusive enfermidades reumáticas.

Nas doenças reumáticas, o dano vascular pode ocorrer pelos seguintes processos:

As enfermidades reumáticas autoimunes são caracterizadas por lesões provocadas pelo sistema imunológico do paciente contra si próprio. Normalmente são multiorgânicas, ou seja, afetam variados órgãos e sistemas. Aquelas que acometem mais frequentemente o sistema nervoso central são: